Atmel e Microchip adotam tecnologia de identidade da Intel para a IoT

Empresas colaboram com a Intel para fornecer a Tecnologia Melhorada de Privacidade de Identidade (EPID) da Intel como fundação comum para plataformas IoT


San Francisco, 18 de agosto de 2015 – A Intel anunciou hoje que a sua tecnologia de identidade Enhanced Privacy ID (Intel® EPID) está sendo adotada pela Microchip Technology* e pela Atmel* para ajudar a melhorar a interoperabilidade das soluções de proteção da Internet das Coisas (IoT). As empresas se unem ao ecossistema onde mais de 1,1 bilhão de certificados EPID foram criados.

Espera-se que a IoT se torne um mercado que movimente trilhões de dólares com uma base instalada de 50 bilhões de dispositivos conectados até o final de 2020, mas a indústria enfrenta desafios na implantação de soluções IoT devido a desafios de segurança, compatibilidade e complexidade da solução. Ao usar a Intel EPID como a base da segurança para toda a rede, o ecossistema pode habilitar diferentes soluções para conectar de forma mais segura uns aos outros e estimular a ampliação da escala da Internet das Coisas.

A tecnologia EPID da Intel fornece recursos “on-ramp” projetados para ajudar os dispositivos a se conectarem com segurança à Plataforma Intel® IoT. A integridade reforçada pelo software da EPID da Intel fornece uma identidade fixa para o dispositivo, de uma maneira compatível com os existentes padrões ISO e TCG, e ajuda a proteger a identidade com uma sofisticada tecnologia de anonimato. A ampliação do uso da Intel EPID por toda a indústria ajudará a tornar as soluções IoT mais seguras, independentemente do fabricante escolhido.

Intel® Enhanced Privacy ID (Intel® EPID)

  • Identifica os dispositivos e protege a comunicação entre eles
  • Determina os participantes do grupo, sem revelar a identidade da plataforma específica
  • Atribui e revoga dinamicamente os participantes do grupo por indivíduo
  • Atende os principais requisitos de entrega protegida para os protocolos de proteção de conteúdo e dados

Identidade Baseada em Hardware para Autenticação e Anonimato

  • A Intel EPID permite que os desenvolvedores estabeleçam uma base para confiança, autenticação, inclusão em relacionamentos relevantes de sistemas, autorização para acesso de dados e atuação. A solução usa uma identidade fixa baseada em hardware embarcada no processador, de forma muito semelhante às impressões digitais de uma pessoa. Além disso, a tecnologia oferece identidade baseada no dispositivo para garantir o anonimato, permitindo que os dispositivos sejam verificados como parte de um grupo ao invés da sua senha privada individual.
  • A tecnologia ajuda a proteger a informação pessoal identificável em dispositivos conectados, um aspecto essencial de futuras soluções IoT. Por exemplo, a Intel EPID poderia ser potencialmente usada em uma solução automotiva inteligente para permitir que um carro usando um chip habilitado para a EPID se conecte à infraestrutura inteligente sem revelar qualquer informação além da verificação que faz parte de um grupo de carros aprovados para acessar certos alertas, como mudanças na iluminação e a aproximação de veículos de emergência.
  • A Intel EPID também pode oferecer uma camada adicional de segurança em caso de incidente com a segurança dos dados ao fornecer aos gerentes do sistema uma maneira fácil de gerenciar permissões de grupo ou dispositivo em implantações IoT. Ao incorporar a Intel EPID dentro da abrangente indústria de semicondutores, a Intel busca tornar este nível de segurança amplamente acessível e disponível.
  • A Intel contribuiu com a Intel EPID para os padrões ISO/ IEC (20008 e 20009) e TCG.

Os recursos e benefícios das tecnologias Intel dependem da configuração do sistema e podem exigir hardware e software habilitados ou a ativação de serviços. O desempenho varia de acordo com a configuração do sistema. Nenhum sistema computacional pode ser totalmente seguro. Consulte o fabricante ou revendedor do seu sistema ou aprenda mais em Intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.
* Outros nomes e marcas são propriedades de outros. 

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.