Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

A tecnologia Intel® RealSense™ no Intel Developer Forum 2015

Desenvolvedores revelam novas aplicações baseados na tecnologia Intel RealSense


San Francisco, 18 de agosto de 2015 – Durante seu discurso de abertura no Intel Developer Forum (IDF), o CEO Brian Krzanich falou como a “sensificação” da computação está surgindo como a próxima fronteira da inovação computacional. Ele revelou inúmeras atualizações da tecnologia Intel® RealSense™ que levarão a tecnologia de sensores de profundidade para mais plataformas e dispositivos. Krzanic também fez demonstrações ao vivo no palco para apresentar novas aplicações de hardware e software baseadas na tecnologia Intel RealSense.


Intel RealSense Smartphone com o Projeto Tango do Google

Em colaboração com o Google*, a Intel está estimulando a inovação nos sensores de profundidade ao combinar o Projeto Tango* e as tecnologias Intel RealSense no kit para desenvolvedores de Smartphones Android* demonstrado no IDF. O Intel RealSense Smartphone com o Projeto Tango, do Google, habilita novas experiências, incluindo a navegação em ambientes fechados e reconhecimento de área, jogos de realidade virtual, digitalização 3D e mais. Os kits para desenvolvedores Intel RealSense com suporte para o Projeto Tango deverão chegar a alguns desenvolvedores Android até o final deste ano.


Ampliando a Tecnologia Intel RealSense para outras plataformas

A tecnologia Intel RealSense está abrindo mais oportunidades para que os desenvolvedores criem novos hardwares e softwares com sensores de profundidade. Além do Windows* e do Android*, os desenvolvedores poderão usar a tecnologia Intel RealSense com o Mac OS X*, ROS*, Linux*, Scratch*¹, Unity*, XSplit*, OBS*, Structure SDK*, OSVR*, Unreal Engine 4* (UE4) e o Projeto Tango do Google. Estas possibilidades para os desenvolvedores permitem a criação de novas soluções da indústria para além dos PCs, se estendendo para robótica, drones, máquinas de venda, “Magic Mirror” entre outros dispositivos inovadores.

  • A Intel demonstrou um protótipo inicial da interface da câmera Intel RealSense para Mac OS X, isso permitirá aos desenvolvedores acesso aos dados de profundidade da câmera. O protótipo foi demonstrado no pavilhão Intel RealSense no IDF e estará disponível em breve em www.intel.com/RealSense/experimental
  • www.intel.com/RealSense/experimental
  • A Interface da câmera Intel RealSense para Linux fornecerá aos desenvolvedores acesso aos dados de profundidade. A Interface estará disponível em www.intel.com/RealSense/experimental
  • A extensão Intel RealSense para o Scratch já está disponível em www.intel.com/RealSense/scratch. O Scratch é uma linguagem de programação gratuita desenvolvida pelo MIT Midia Lab e utilizada por mais de 7 milhões de jovens para criar suas próprias histórias, jogos e animações interativas. A extensão Intel RealSense para o Scratch permite que os usuários integrem novas e incríveis capacidades a seus projetos Scratch por meio dos sensores de profundidade.
  • O Intel RealSense SDK para Windows conta com um conjunto de ferramentas Unity, fornecendo aos desenvolvedores um acesso perfeito às capacidades de reconhecimento de profundidade de dentro da plataforma de desenvolvimento da Unity. O SDK já pode ser baixado em www.intel.com/RealSense/SDK
  • Intel e Occipital* iniciaram uma colaboração para ampliar o Structure SDK para dispositivos Intel RealSense. Mais detalhes são esperados ainda neste ano. O Structure SDK, que já está disponível para os desenvolvedores desde 2013, trabalha em conjunto com o periférico Structure Sensor* para habilitar uma ótima digitalização 3D e a interação com dispositivos iOS*.
  • A comunidade UE4 já está distribuindo um plugin “direcionado por eventos” para a câmera Intel RealSense que é acionada por movimentos, um exemplo está no link http://github.com/getnamo/realsense-ue4
  • A câmera Intel RealSense será habilitada para as plataformas de desenvolvimento e de telas montadas na cabeça da OSVR.


Novas soluções dos desenvolvedores

Inúmeros desenvolvedores anunciaram novas soluções baseadas na tecnologia Intel RealSense.

  • A Razer* está trabalhando com a Intel para criar uma câmera periférica para os gamers com tecnologia Intel RealSense. A câmera periférica é pequena e leve, alimentada via USB, otimizada para interatividade de curto alcance, com um sensor de profundidade para melhorar a transmissão de jogos e a capacidade de realidade virtual (RV). Os jogadores podem acoplar a câmera facilmente em diferentes máquinas, como computadores e headsets para Realidade Virtual. Ele oferece uma solução ideal para desenvolvedores realidade virtual de código aber (OSVR na sigla em inglês). O produto está previsto para o primeiro trimestre de 2016.
  • As duas principais soluções de transmissão para transmissores Twitch * — XSplit* Gamecaster e OBS* multiplatform, contarão com a tecnologia Intel RealSense diretamente em seus apps. A XSplit Gamecaster com integração nativa da tecnologia estará disponível até o final deste ano. Ao invés de exigir um tela verde física, os jogadores poderão remover o fundo em tempo real com a tecnologia Intel RealSense para transmissão via Twitch*, uma plataforma e comunidade de vídeo para jogadores que já atraiu mais de 100 milhões de espectadores ao vivo em um mês. A Intel também será a patrocinadora principal para o primeiro TwitchCon 2015* em San Francisco em setembro deste ano.
  • Relay, um robô mordomo da Savioke*, teve uma câmera Intel RealSense incorporada a ele. Relay é um robô altamente moderno projetado para entrega autônoma de itens a pessoas. Sua principal aplicação é na indústria hoteleira, onde já está entregando itens para hóspedes dos hotéis Starwood* e do InterContinental Group*. No IDF, o robô serviu uma bebida para Krzanich durante seu discurso de abertura. Os participantes do IDF também têm a oportunidade de ver uma frota de robôs Realy durante a realização do evento. O Relay com as câmeras Intel RealSense estará disponível no próximo ano.


Demonstrações das próximas oportunidades para a tecnologia Intel RealSense

  • Combinando o simulador de direção ultrarrealista iRacing* com um dos mais avançados hardwares para simuladores do mundo da VRX, a Intel demonstrou uma plataforma de jogos altamente envolvente usando o rastreamento do movimento da cabeça baseado na tecnologia Intel RealSense rodando em um processador Intel® Core™ de 6ª geração. Os participantes puderam testar a simulação com múltiplos sensores em primeira mão no pavilhão Intel RealSense. A funcionalidade de rastreamento dos movimentos da cabeça foi habilitada por um plugin para opentrack*, uma plataforma de rastreio que suporta mais de 500 títulos de jogos e agora permite aos usuários da câmera Intel RealSense a navegarem em simuladores de carros e aviões com rastreamento dos movimentos da cabeça em tempo real. O plugin será disponibilizado para os gamers ainda neste ano.
  • Durante seu discurso, Krzanich demonstrou uma versão evoluída do produto “Floating Display”, apresentado pela primeira vez na CES deste ano. Esta tela interativa pseudo-holográfica agora conta com feedback de tato para uma experiência de usuário mais envolvente. Para finalizar o discurso de abertura de Krzanich, foi usado um conjunto de aranhas robóticas mecânicas, incluindo uma aranha mãe gigante equipada com uma câmera Intel RealSense fazendo o papel dos “olhos” e dando à aranha a habilidade de perceber a profundidade.

Intel, Intel RealSense, Intel Core e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedades de outros.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.