Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

11ª geração de processadores Intel® Core™: overclocking e performance de jogo inéditos

Os processadores para desktop Intel® Core™ S-serie de 11ª geração Rocket Lake-S acabam de chegar ao mercado, liderados pelo Intel® Core™ i9-11900K. Com velocidades de até 5.3GHz graças ao Intel® Thermal Velocity Boost[i], o processador Intel Core i9-11900K oferece desempenho ainda melhor para gamers e amantes de PC.

Construído usando a nova arquitetura Cypress Cove, os processadores para desktop Intel® Core™ S-serie de 11ª geração foram desenvolvidos para transformar a eficiência de hardware e software, além de aumentar o desempenho bruto do jogo. A nova arquitetura apresenta melhoria[ii] de IPC de 19% na comparação com gerações anteriores para os núcleos de frequência mais alta e adiciona gráficos Intel® UHD™ apresentando a arquitetura de gráficos Intel® Xe para recursos de mídia avançada e gráficos inteligentes. Isso é importante porque a maioria dos aplicativos ainda depende de núcleos de alta frequência para gerar altas taxas de quadros e reduzir a latência.

Feitos para jogar: Com os novos processadores para desktop de 11ª geração, a Intel segue levando a performance de gaming em desktop ao limite e oferecendo as experiências mais imersivas do mercado aos jogadores, em qualquer lugar.

No topo da lista está o processador Intel® Core™ i9-11900K de 11ª geração, com desempenho inédito de até 5.3GHz, oito cores, 16 threads e 16 MB de Intel® Smart Cache. O processador para desktop Intel® Core™de 11ª geração desbloqueado suporta velocidades de memória mais rápidas com DDR4-3200, permitindo jogabilidade e multitasking mais integrados nesta plataforma.

As melhorias desta geração incluem:

  • Melhoria de desempenho IPC de até 19% na comparação com gerações anteriores.
  • Desempenho gráfico integrado até 50% melhor com gráficos Intel UHD incluindo arquitetura de gráficos Intel Xe[iii].
  • Intel® Deep Learning Boost e suporte VNNI (instruções da rede neural vetorial) para acelerar a inferência da IA – melhorando consideravelmente o desempenho para cargas de trabalho de aprendizagem profunda (deep learning).
  • Ferramentas e recursos de overcloking aprimorados para desempenho e experiência de overclock e ajuste flexível.

Por meio de estreita colaboração com mais de 200 dos principais desenvolvedores de games, a Intel oferece uma série de otimizações de jogos, mecanismos, middleware e renderização para aplicativos, garantindo que os processadores Intel® Core ™ série S de 11ª geração ofereçam experiências de jogos emocionantes.

Ajustes e estabilidade superiores: Os processadores para desktop Intel® Core™ de 11ª geração apresentam novas ferramentas e recursos de overclock para um ajuste mais flexível, permitindo velocidades incomparáveis e desempenho superior de jogo. A nova geração inclui overclocking de memória em tempo real, o que permite alterações à frequência DDR4 em tempo real, estendendo o suporte para overclocking de memória para chipsets H570 e B560, override de banda de proteção de tensão AVX2 (extensões vetoriais avançadas) e AVX-512 e um novo controlador de memória integrado com temporizações mais amplas e suporte Gear 2, para além do apoio ao Gear 1.

Recursos de mídia e streaming para vários dias: os novos processadores Intel Core S-series de 11ª geração oferecem experiências de mídia completa, de jogos AAA a streaming de alta definição com recursos adicionais, incluindo suporte a DDR4-3200 MHz, 20 pistas PCIe 4.0, Intel Quick Sync Video, mídia aprimorada​ (decodificação 10bit AV1/12bit HEVC e compressão E2E), display aprimorado (Integrated HDMI 2.0, HBR3), Intel® Thunderbolt™ 4± e suporte Wi-Fi 6E.

Para mais informações sobre os processadores para desktop Intel® Core™ S-series de 11ª geração, clique aqui.

[i]O Intel® Thermal Velocity Boost (Intel® TVB) é um recurso que oportunisticamente e automaticamente aumenta a freqüência do relógio acima das freqüências de um e múltiplos núcleos da tecnologia Intel® Turbo Boost com base em quanto o processador está operando abaixo de sua temperatura máxima e se o orçamento de energia turbo está disponível. O ganho e a duração da freqüência dependem da carga de trabalho, das capacidades do processador e da solução de resfriamento do processador.
[ii] Até 19% de melhoria no desempenho do IPC (gen sobre gen) – Fonte: Estimativas da Intel a partir de janeiro de 2021. Com base nas medições em plataformas de referência internas da Intel rodando CPU SPEC 2017 taxa de 1 cópia na 11ª geração Intel® Core™ i9-11900K vs 10ª geração Intel® Core™ i9-10900K (rodando cada uma com a mesma freqüência fixa).
[iii] Até 50% melhor desempenho gráfico integrado (gen sobre gen) – Conforme medido pelo 3DMark – Fire Strike Graphics Score. Os resultados são baseados em medições a partir de 18/01/2021 e podem não refletir todas as atualizações de segurança disponíveis publicamente. Consulte a divulgação da configuração para obter detalhes.
Os resultados de desempenho são baseados em testes a partir de datas mostradas em configurações e podem não refletir todas as atualizações disponíveis publicamente. Consulte o Índice de Desempenho para obter detalhes de configuração. Nenhum produto ou componente pode ser absolutamente seguro.
Seus custos e resultados podem variar.
As tecnologias Intel podem exigir a ativação de hardware, software ou serviço habilitados.
A alteração da frequência ou tensão do relógio pode anular qualquer garantia do produto e reduzir a estabilidade, segurança, desempenho e vida útil do processador e de outros componentes.  Verifique com os fabricantes de sistemas e componentes para obter detalhes.
© Intel Corporation. Intel, o logotipo Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de outros.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.