Intel aprimora soluções de HPC na Supercomputing 2016

São Paulo, 18 de novembro de 2016 – A Intel anuncia atualizações em seu portfólio de produtos e tecnologias voltados à computação de alto desempenho (HPC, na sigla em inglês) na Supercomputing 2016, realizado em novembro em Salt Lake City, no Estado Unidos. Conforme as empresas e as indústrias adotam a computação de alto desempenho para resolver desafios complexos, o que podem variar desde a previsão do tempo até o desenvolvimento de produtos e diagnósticos de doenças. As organizações estão buscando implementar o uso da inteligência artificial (AI em inglês) em diversas aplicações comerciais, governamentais e acadêmicas.

– Intel® HPC Orchestrator

Para ajudar a otimizar o desempenho e equilibrar a capacidade de processamento, memória, armazenamento e eficiência no consumo de energia, a Intel projetou a Intel® Scalable System Framework (Intel® SSF). Com essa solução, a Intel busca liderar o esforço para transformar o ecossistema e simplificar o gerenciamento ao oferecer uma plataforma confiável, modular, integrada e validada de software HPC.

  • Já disponível, o Intel® HPC Orchestrator é uma plataforma de software que os fabricantes de sistemas e desenvolvedores de aplicativos HPC e usuários finais podem usar para ampliar as eficiências na configuração e gestão de sistemas, que habilita teste em escala e simplifica a implantação para os usuários. O Intel® HPC Orchestrator é uma plataforma personalizável que suporta cargas de trabalho HPC tradicionais e também como o uso emergentes como aprendizado de máquina, análise de dados de alto desempenho e condução autônoma.
  • Baseado no pacote de software para o sistema da comunidade Open HPC, o Intel HPC Orchestrator inclui múltiplas opções de compiladores, família MPI e combinados de SO base com ferramentas para ajudar a transformar a automação em realidade. A oferta integrada também inclui o Intel® Parallel Studio XE Cluster Edition com licença de avaliação de 90 dias, fornecendo facilidade de instalação desde o download inicial.
  • Como componente chave da Intel SSF, o Intel HPC Orchestrator inclui mais de 60 componentes pré-integrados e conta com atualizações e suporte técnico contínuos. Isto permite que os desenvolvedores e usuários de sistemas HPC foquem os recursos técnicos e a melhoria e a diferenciação de suas soluções HPC.
  • O Intel HPC Orchestrator já está disponível por meio do sistema de lançamento das parceiras Dell* e Fujitsu.

– A Intel na lista Top500

A tecnologia Intel® Omni-Path (Intel® OPA) aparece em 28 posições na lista top 500 de supercomputadores mais poderosos do mundo anunciados na Supercomputing 2016.

  • A Intel OPA foi implantada em 28 clusters que estão na lista de supercomputadores Top500 de novembro de 2016, o dobro do número de sistemas InfiniBand * EDR e agora representa cerca de 66% de todos os sistemas de 100 GB. Além disso, dois sistemas estão classificados no Top 15: o Oakforest-PACS ocupa o sexto lugar com 8.208 nodos e o CINECA ocupa o 12º lugar com 3556 nodos. Os sistemas OPA da Intel na lista somam o total de operações flutuantes por segundo (FLOPS) de 43,7 petaflops (Rmax), ou 2,5 vezes oS FLOPS de todos os sistemas InfiniBand * EDR.
  • A Intel OPA teve rápida adoção de mercado nos nove meses em que vem sendo amplamente distribuída, impulsionada por benefícios claros para o cliente, como alto desempenho, relação preço-desempenho e características inovadoras, como detecção e correção de erros sem latência adicional.
  • O Intel OPA é uma solução de fim a fim que melhora as cargas de trabalho HPC para clusters de todos os tamanhos, atingindo um desempenho de aplicativo até 9% melhor e um custo até 37% menor em média, em comparação com o InfiniBand EDR2.
  • As principais instalações incluem a Universidade de Tóquio e a Universidade de Tsukuba (JCAHPC), a Texas Tech University, a Universidade de Washington, a Universidade de Colorado Boulder, o MIT Lincoln Lab e a Met Malaysia. Atualmente, existem mais de 100 clusters OPA Intel implantados com êxito e a maioria das adoções é resultado de testes de desempenho competitivo, desempenho de preço de liderança.

– A Intel aposta em inteligência artificial com o Deep Learning Inference Accelerator

A Intel está ampliando seu portfólio de soluções de inteligência artificial com o Intel® Deep Learning Inference Accelerator, uma solução de hardware e software integrada baseada em FPGA (field-programmable gate array) para aceleração de redes neurais.  Essas plataformas baseadas nas tecnologias Intel já estão alimentando virtualmente todas as cargas de trabalho HPC e de aprendizagem de máquinas devido ao alto desempenho do segmento e a um robusto ecossistema de software.

  • O Intel® Deep Learning Inference Accelerator oferece uma solução de aceleração escalável para aplicativos de reconhecimento de imagem, oferecendo desempenho e eficiência no consumo de energia excepcionais aos data centers para que os usuários possam implantar soluções de aprendizagem profunda em questão de minutos.
  • O hardware possui uma placa adicional Intel® Arria® 10 FPGA otimizada para topologias direcionadas de redes neurais convulsionais (CNN). Sua arquitetura baseada no FPGA permite atualizações remotas para que o hardware acompanhe o rápido ritmo da inovação AI.
  • O Intel® Deep Learning Inference Accelerator é programável por meio de frameworks no padrão da indústria, como o Intel® Distribution for Caffe * e a Intel® Math Kernel Library para Redes Neurais Profundas.
  • O Intel Deep Learning Inference Accelerator estará disponível em 2017.

 

– Intel Scalable System Framework

A Intel amplia o ecossistema Intel SSF com anúncios de sistemas, soluções otimizadas, novas ferramentas e recursos e um novo programa Intel SSF.

  • Recentemente, as seguintes empresas e organizações adotaram o Intel SSF:
    • Universidades e outros centros de pesquisa, como o MIT Lincoln Lab, já implementou o Intel SSF.
    • A Hewlett Packard Enterprise * (HPE) integrou o Intel SSF ao lançamento da HPE Next Generation Sequencing Solution para aumentar a velocidade e a eficiência de custo do sequenciamento genômico.
    • A Dell integrou o Intel SSF ao Sistema Dell HPC para Ciências da Vida a fim de acelerar o tempo para se chegar a conclusões em uma variedade de áreas, incluindo design de drogas, pesquisa de câncer, agricultura e medicina forense.
    • A Intel lançou uma atualização para o Intel® Cluster Checker 2017. Essa ferramenta de diagnóstico abrangente é distribuída no Intel® Parallel Studio XE 2017 Cluster Edition e suporta os processadores Intel® Xeon ™, os processadores Intel® Xeon Phi ™, a Intel OPA e a Intel® Enterprise Edition Para o software Lustre *.

Atualizações dos processadores Intel Xeon Phi

  • Os processadores Intel Xeon Phi 7210, 7230, 7250 e 7290 já estão sendo amplamente vendidos e os processadores com a Intel OPA integrada estão prontos para serem amplamente comercializados este mês.
  • Mais de 500 designs HPC com processadores Intel Xeon Phi estão fazendo progresso na indústria.
  • O último processador Intel Xeon Phi foi selecionado para nove novos sistemas da Top500, incluindo dois sistemas no Top 10, com o sistema Cori em quinto lugar e o sistema Oakforest-PAC em sexto lugar. Além disso, a Intel foi a principal contratada a apoiar a Colaboração de Oak Ridge, Argonne e Lawrence Livermore (CORAL) em um sistema Top 20, o sistema Theta, que ajudará a fomentar a liderança dos EUA em pesquisa científica.3
  • O Developer Access Programa para plataformas baseadas no processador Intel Xeon Phi continua a ganhar momento à medida que a Intel expande mundialmente pata incluir colaborações no Japão, Coreia, Europa e EUA. Aprenda mais aqui.
  • O coprocessador Intel Xeon Phi estará disponível no início de 2017.

Inovação do Processador Intel® Xeon®

As plataformas Intel® Xeon® já estão equipando praticamente todas as cargas de trabalho HPC e de aprendizado de máquinas e, para levar isso adiante, a Intel está apresentando seu processador de dois soquetes mais rápido do portfólio, o processador Intel® Xeon® E5-2699A v4.

  • O processador Intel® Xeon® E5-2699A v4 oferece desempenho líder do segmento para aplicações exigentes e com consumo intenso de dados, ideal para clientes que precisam do alto desempenho da família de processadores especializados em data centers.
  • Na Supercomputing 2016, a Intel demonstrou publicamente um cluster HPC com a versão inicial da próxima geração do processador Intel Xeon utilizando a Intel OPA e a Intel® Advanced Vector Extensions-512 (Intel® AVX-512) integradas, complementada pelos processadores Intel Xeon Phi.
  • As instruções do processador Intel AVX-512, lançadas em junho de 2016 com o processador Intel Xeon Phi, aceleram os algoritmos de compactação e criptografia. Elas oferecem proteção de dados aprimorada por hardware e tempo para insight rápido, além de acelerar as operações de ponto flutuante usadas em uma ampla gama de aplicativos HPC.