Levando os jogos e e-Sports ao extremo na E3

Por Gregory Bryant

Os jogos são, sem dúvidas, uma das áreas mais empolgantes da computação. O que um dia já foi um nicho do entretenimento, hoje vemos que cresceu muito além da jogabilidade, para então incluir de tudo, de competições à camaradagem e muito mais. Eles também foram a origem do e-Sports, um fenômeno cultural que deverá atingir cerca de 500 milhões de fãs em todo o mundo até 2020. 500 milhões. De fato, a audiência mundial de eSports já supera a de ligas esportivas tradicionais, como NHL, MLB e NBA.

A Intel se manteve na vanguarda desta evolução há anos. Nós não só trabalhamos para dar vida a experiências envolventes com jogos por meio da nossa tecnologia, mas também ajudamos a levar o e-Sports para o mundo por meio do Intel® Extreme Masters e de nossa parceria de longa duração com a ESL*.

Hoje tenho orgulho em anunciar que estamos aprofundando a nossa parceria em um acordo histórico que significa que a tecnologia Intel agora equipará todos os torneios amadores e profissionais de e-Sports da ESL, além de seu estúdio e operações de transmissão. Todos os PCs do torneio contarão agora com os processadores Intel® Core™ i7 e todo o hardware de produção da ESL será baseado em uma combinação dos processadores Intel® Core™ e Intel® Xeon®.

Os profissionais envolvidos na transmissão da ESL trabalham sem parar durante as competições, criando milhares de peças de conteúdo, com milhões de frames por segundo renderizados em tempo real. Trabalhando juntos, queremos garantir que os fãs tenham a experiência mais envolvente possível e, ainda mais importante, que eles nunca percam um único momento. Com 46 milhões de espectadores online, a final do Intel Extreme Masters deste ano foi o torneio de esports mais assistido da história da ESL. Imagine o que conseguiremos fazer agora.

Para celebrar esta parceria e cumprir a nossa promessa mútua de avançar o crescimento e o desenvolvimento mundial de e-Sports, também estamos anunciando com a ESL o lançamento do Intel® Grand Slam. O Intel Grand Slam oferece um prêmio de US$ 1 milhão em bonificação para a primeira equipe que vencer quatro competições globais de “Counter-Strike: Global Offensive” realizadas pela ESL e DreamHack em um período de 12 meses. Este é um prêmio extra, além das premiações normais.

E claro, à medida que a popularidade dos e-Sports continuam a crescer, a experiência também deve fazer o mesmo. Jogadores e fãs desejam ter as experiências mais envolventes, e é por isso que estamos trabalhando para trazer mais VR ao e-Sports de toda forma possível. Nós não só queremos levar os fãs para dentro da ação com uma experiência verdadeiramente VR para os espectadores, mas também estamos trabalhando com parceiros para transformar o e-Sports VR em realidade. Uma grande parte disso é a criação de títulos de jogos que os fãs e profissionais merecem, além da ampliação da base de jogadores de e-Sports VR, criando os profissionais do futuro.

Para isso, estamos trabalhando em parceria om a Ready At Down Studios para lançar “Echo Arena” como download gratuito por três meses para todos os donos do Oculus Rift começando em 20 de julho. “Echo Arena” é o modo de competição multiplayer para o novo título da Ready At Down “Lone Echo”, e é uma maneira incrível para experimentar o poder da tecnologia Intel em uma arena virtual de tirar o fôlego.

E para ajudar a ampliar a base de fãs de e-Sports ainda mais, estamos expandindo a nossa parceria com ESL Gaming e Oculus para lançar a VR Challenger League, uma competição global pronta para ser lançada em julho.

Essas novas experiências requerem um desempenho extremo – e isto significa manter a inovação no nível de produto. Você me escutou falando sobre isso recentemente na Computex quando eu apresentei a nossa nova família do processador Intel Core X-series, a nossa plataforma mais escalável, acessível e poderosa para desktops até hoje¹. A família X-series oferece uma imensa gama de opções e preços para todos. Ela também inclui o processador Intel® Core™ i9 totalmente novo, representando o mais alto desempenho para jogos avançados, VR e mais. E no topo da nossa linha? O nosso novo processador Intel® Core™ i9 Extreme Edition, a primeira CPU para desktops de consumidores com 18 núcleos e 36 threads.

Hoje, estou feliz em anunciar que os clientes poderão fazer seus pedidos para os primeiros processadores Intel Core X-series (SKUs de 4 a 10 núcleos) a partir do dia 19 de junho, e que eles começarão a ser enviados na semana seguinte. Para aqueles que desejam testar os outros processadores da família, eles também estarão disponíveis em breve. O processador Intel Core i9-7920X X-series de 12 núcleos começará a ser enviado em agosto e o restante, incluindo o processador Intel Core i9 Extreme Edition, começará a ser enviado em outubro.

Com o nosso novo acordo com a ESL, o surgimento do segmento de e-Sports VR e os nossos novos processadores Intel Core X-series, estamos apenas demonstrando as possibilidades. O que vem a seguir? As possibilidades são infinitas. Mas, uma coisa é certa: Sabemos que será épico.

Gregory Bryant é vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Computação Client da Intel Corporation.

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) amplia os limites da tecnologia para possibilitar as experiências mais incríveis. Informações sobre a Intel podem ser encontradas em newsroom.intel.com e Intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

* Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.