Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Fechando uma década de realizações em Responsabilidade Corporativa e criando impacto ainda maior para a próxima década

Desenhando uma nova trajetória em responsabilidade compartilhada

Por Suzanne Fallender

suzanne fallender 01Em tempos de COVID-19, a necessidade de as empresas adotarem uma abordagem colaborativa para resolver os maiores desafios do mundo nunca foi tão grande. Isso é especialmente verdade no caso das empresas de tecnologia, já que dados e informações têm papel crucial no rastreamento, diagnóstico e tratamento dessa pandemia e continuarão a tê-lo enquanto procuramos nos antecipar aos desafios globais do futuro.

A Intel tem um longo histórico na integração de esforços de responsabilidade corporativa nas suas operações. É difícil acreditar que já se passaram quase 10 anos desde que listamos nossas metas de responsabilidade corporativa para 2020. Estou feliz em dizer que alcançamos a maioria delas. Nosso mais recente Relatório de Responsabilidade Corporativa detalha nossos esforços, mas eu gostaria de destacar alguns deles:

  • Por conta do grande uso de energia e de água na fabricação de semicondutores, o enfrentamento das mudanças climáticas e o uso sustentável da água são prioridade na Intel. As Nações Unidas afirmam que as mudanças climáticas já afetam todos os países da Terra – impactando economias e mudando padrões climáticos. A emissão de gases de efeito estufa também chegou aos seus maiores níveis. As Nações Unidas também relatam que eles impactam a água, resultando na instabilidade de abastecimento, falta de qualidade e esgotamento de fontes. Nós lidamos com as mudanças climáticas por meio do aumento do uso de energia verde para 71% em todo o mundo e reduzindo nossas emissões diretas de carbono em 39%, com base na intensidade e em relação à linha de base de 2010, entre outras iniciativas. Mesmo com a expansão significativa da nossa capacidade de fabricação, reduzimos nossas emissões de Escopo 1 e 2 em 31% em termos absolutos desde o ano 2000. Também ultrapassamos nossa meta de diminuir o uso de água abaixo dos níveis de 2010, chegando a uma redução de 38%.  Em parceria com ONGs ambientais, restauramos 1 bilhão de galões de água para bacias hidrográficas locais.
  • O avanço na inclusão está na base da nossa cultura e é essencial para a inovação. Estudo recente do Gartner mostra que 85% dos líderes em diversidade e inclusão citam a inclusão organizacional como o resultado mais importante de seus esforços, mas apenas 57% das empresas usam essa métrica para calcular seu progresso no momento. Definimos metas ambiciosas para 2020 e comprometemos 300 milhões de dólares para acelerar o progresso na Intel e em toda indústria da tecnologia. Alcançamos nossa meta de representatividade de mulheres e minorias sub-representadas na nossa força de trabalho nos EUA dois anos antes do previsto, bem como a igualdade salarial global entre homens e mulheres. Também atingimos a meta de aumentar os gastos anuais com fornecedores diversos para 1 bilhão de dólares e atingimos 5 milhões de mulheres por meio dos nossos programas de capacitação tecnológica.

Tenho muito orgulho das nossas conquistas, mas o mundo mudou consideravelmente desde que as metas originais foram alcançadas. Precisamos de estratégias de responsabilidade corporativa integradas com modelos colaborativos para que as empresas possam criar mais valor e impacto social. A pandemia mudou nosso olhar sobre essas novas abordagens, pois os desafios que enfrentamos são simplesmente complexos demais para serem resolvidos por uma única organização.

Com isso em mente, lançamos uma abordagem integrada na criação das nossas metas e estratégia para 2030. Para impulsionar uma mentalidade coletiva na empresa em relação à responsabilidade corporativa, estamos aproveitando a experiência e as habilidades de vários funcionários de diferentes departamentos e regiões. Também integramos contribuições de stakeholders externos, incluindo nossos clientes, investidores, fornecedores e membros da comunidade, a fim de garantir que a parceria e a colaboração estejam no centro de nosso trabalho.

Como resultado, a Intel apresenta sua nova estratégia RISE e metas para 2030. Por meio dessa estratégia, nos esforçamos para criar um futuro mais responsável, inclusivo e sustentável, possibilitado por meio de nossa tecnologia e da experiência e paixão de nossos funcionários. Ampliaremos nosso impacto em parceria com outras empresas do setor de tecnologia e além, incluindo governos, ONGs e formuladores de políticas, para enfrentar os principais desafios globais. Nossa estratégia RISE é:

  • Responsável. Liderar o avanço da segurança, bem-estar e práticas comerciais responsáveis em nossas operações globais de fabricação, nossa cadeia de valor e além. Um de nossos novos objetivos nessa área irá escalonar nossos programas de responsabilidade da cadeia de suprimentos para 100% de nossos fornecedores contratados de Nível 1 e de Nível 2 de alto risco, ajudando-nos a impactar positivamente a vida de mais pessoas na cadeia de suprimentos global. Também iremos atuar na nossa indústria como um todo para alavancar nossos métodos mais conhecidos em nosso trabalho com minerais de conflito para estender o fornecimento responsável de minerais em uma ampla gama de materiais para promover o respeito aos direitos humanos.
  • Aprimorar ações de diversidade e inclusão em toda a nossa força de trabalho e setor global e expandir oportunidades para terceiros por meio de iniciativas de inclusão tecnológica e capacitação digital. Até 2030, iremos elevar a presença de mulheres em cargos técnicos para 40% e dobrar o número de mulheres e minorias sub-representadas em cargos de liderança sênior. Nós vamos colaborar com nossa indústria na criação e implantação do Global Inclusion Index (Índice de Inclusão Global). Esse índice irá fornecer definições e dados comuns para a identificação clara das principais causas e das ações necessárias para o progresso coletivo e a criação do banco de talentos do futuro.
  • Sustentável. Ser um líder global em sustentabilidade e capacitar nossos clientes e demais públicos na redução de seu impacto ambiental por meio das nossas ações e tecnologia. As novas metas nos desafiam a alcançar o uso positivo líquido da água, 100% de energia renovável, fim do envio de resíduos para aterros sanitários e reduções absolutas adicionais de emissões de carbono, à medida que crescemos. Também iremos lançar iniciativas colaborativas para impulsionar reduções adicionais na emissão de carbono e o uso de soluções químicas sustentáveis em toda a indústria.

O dia de hoje marca o início de uma nova era em responsabilidade corporativa na Intel. Estamos prontos para trabalhar com outros atores nos nossos principais desafios globais a fim revolucionar o impacto da tecnologia em áreas como saúde e a segurança, tornar a tecnologia totalmente inclusiva, expandir a prontidão digital e alcançar a computação neutra em carbono. Buscaremos níveis ainda mais altos de integração e colaboração para criar mais valor para nossos stakeholders e cumprir nosso objetivo de criação de uma tecnologia revolucionária capaz de melhorar a vida de todas as pessoas na Terra.

Acesse www.intel.com/responsibility para mais informações sobre nossas realizações e metas.

Suzanne Fallender é diretora de Responsabilidade Corporativa da Intel.

 

[1] Base absoluta refere-se à quantidade total de emissões produzidas
[2] Base de intensidade refere-se a uma métrica normalizada que compara a meta de emissões totais em relação ao seu resultado econômico
[3] Representação completa significa que a força de trabalho da Intel agora reflete a porcentagem de mulheres e minorias sub-representadas (URMs) disponíveis no mercado de trabalho qualificado dos EUA

 

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.