Intel acelera ritmo das inovações em 5G com novos produtos e soluções

Sandra Rivera

A era do 5G já está entre nós, trazendo novas oportunidades de inovação tecnológica em todo o cenário da computação e da conectividade. A Intel prevê que essa tecnologia afetará tanto empresas quanto consumidores, por exemplo, no caso dos veículos autônomos, cidades inteligentes, além das experiências incríveis com eventos esportivos (olimpíadas de inverno 2018) vão transformar a maneira como vivemos, trabalhamos e nos entretemos.

O 5G permitirá oferecer serviços inovadores não limitados pela infraestrutura e surgirá setores totalmente novos. Os clientes da Intel, que são prestadores de serviços, estão construindo a base para essa conexão e transformando suas infraestruturas para explorar a flexibilidade, a capacidade de expansão e as vantagens de custo das redes definidas por o software (SDN, em inglês) e da virtualização de funções de rede (NFV, em inglês).

Essas tecnologias viabilizam redes compatíveis com 5G mais inteligentes para serem implantadas na nuvem, no núcleo e nas bordas das redes. A maior largura de banda, a baixa latência e recursos computacionais nas bordas são essenciais para os casos de uso do 5G.

Para o Mobile World Congress (MWC), a Intel está trabalhando com parceiros e operadores de rede para acelerar a inovação tecnológica nos segmentos de rede, sistemas-cliente e nuvem. Nosso compromisso com o 5G abrange esforços junto a órgãos definidores de padrões, testes e ensaios iniciais que podem garantir aprendizados fundamentais para a implementação das tecnologias e para oportunidades comerciais, e também investimentos no ecossistema para viabilizar produtos de hardware e software. Iniciamos 2018 com uma corrida de anúncios de novos produtos e iniciativas de cooperação em todas essas áreas.

A Intel e parceiros da indústria estão criando soluções 5G inovadoras baseadas na arquitetura Intel, entre elas, a plataforma Intel Xeon Scalable detentora de recordes e o recém-anunciado processador system-on-chip (SOC) Intel Xeon D-2100. Este último, estende os recursos da plataforma Xeon com níveis de desempenho e eficiência energética que atendem à demanda do 5G por cálculos intensivos e recursos de rede e armazenamento nas bordas. Juntos, esses produtos permitem processar, gerenciar, armazenar e entregar os crescentes volumes de dados em nosso mundo centrado nesse tipo de ativo.

No espaço dos sistemas-cliente, a novidade são as iniciativas de cooperação com Dell, HP, Lenovo e Microsoft para permitir plataformas de PC conectadas via 5G usando o modem Intel XMM 8060, o primeiro da série XMM 8000 de modelos 5G comerciais multimodal.

Durante o MWC, também vamos apresentar o primeiro conceito de equipamento 2-em-1 com conexão 5G sem fio, demonstrando o progresso que fizemos para integrar essas tecnologias avançadas em plataformas portáteis de PC. Esperamos ter a primeira onda de PCs conectados via 5G lançada durante o segundo semestre de 2019, reforçando nossa sólida história de liderança de conectividade para PCs portáteis que remonta à primeira família Intel Centrino para PCs com Wi-Fi integrado.

Obviamente, os PCs não são os únicos sistemas-cliente inteligentes e conectados na era 5G. Muitos dos primeiros dispositivos para redes 5G serão telefones. Para expandir nossa entrada no ecossistema de telefones na China, a Intel e o Unigroup Spreadtrum & RDA estabeleceram uma iniciativa de colaboração plurianual para desenvolver produtos 5G para plataformas móveis, combinando os modems Intel 5G com a tecnologia de processadores de aplicações Spreadtrum. A Spreadtrum deve lançar sua primeira plataforma de smartphones 5G com modems da série Intel XMM 8000 no segundo semestre de 2019.

Nosso progresso na arena 5G pôde ser testemunhado este mês nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. A Intel realizou em conjunto com a KT Corporation a maior implantação 5G em larga escala do mundo até o momento: 22 links 5G em 10 localidades olímpicas e 3.800 terabytes de capacidade de rede de apoio.

Essa implantação suportou múltiplas aplicações, tais como a captura de imagens que deu aos espectadores a capacidade de acompanhar a ação a partir de várias câmeras e os atletas em 360 graus – tudo em tempo real. Além do “time-slicing” e da “visão de vários ângulos”, trabalhamos com IPTV, realidade virtual, carros 5G conectados e telemetria.

E demonstramos com sucesso a interoperabilidade de fornecedores com novos serviços para milhares de espectadores e visitantes em várias instalações olímpicas e áreas públicas. Isso incluiu links 5G ao vivo, aplicações reais, velocidades de gigabits testadas em campo e de apoio.

No MWC, vamos demonstrar publicamente a primeira interoperabilidade 5GNR a. Ela foi obtida com base em um anúncio nosso feito no mês passado em conjunto com a Deutsche Telecom e a Huawei de que realizamos o primeiro teste bem-sucedido do mundo de interoperabilidade e de desenvolvimento 5G usando o Release 15 da especificação NSA 5G NR. E seguiremos realizando outros testes 5G NR este ano, incluindo outras cooperações com prestadores de serviços e parceiros em todo o mundo.

Até a chegada do 5G comercial no fim de 2019, pensando nos desafios de atender às demandas do nosso mundo centrado em dados, veremos a Intel e seus parceiros trabalhando em conjunto para acelerar o ritmo da inovação e liderar o mercado com novos produtos, tecnologias, aplicações e experiências.

Sandra L. Rivera é vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Plataformas de Rede da Intel Corporation.

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.